sábado, 24 de março de 2012

Formação das rochas sedimentares

Principais etapas de formação das rochas sedimentares

As rochas formam-se à superfície, ou próximo dela, e resultam da alteração, desagregação e rearranjo dos constituintes de um rocha-mãe preexistente – sedimentar, metamórfica ou magmática – provocados por fatores físicos, químicos e/ou biológicos.
A formação das rochas sedimentares engloba a sedimentogénese, que consiste na formação, transporte e deposição dos materiais provenientes da rocha-mãe, e a diagénese, responsável pela consolidação dos sedimentos e a sua transformação numa rocha consolidada.

Sedimentogénese

A sedimentogénese compreende as seguintes etapas:

Meteorização – processo de alteração e desagregação da rocha-mãe devido à sua exposição aos fatores ambientais, mas que mantém o material original. A meteorização pode ser mecânica (física) ou química.

·         A meteorização mecânica pode resultar:
Da expansão de fraturas devido à congelação da água retido no seu interior; de dilatações e contrações dos minerais quando submetidos a grandes variações de temperatura; da descompressão resultante da erosão das camadas que recobriam a rocha e da ação mecânica da água, vento e da atividade geológica.

·         A meteorização química consiste na decomposição química da rocha, de tal modo que os minerais originais sofrem alterações, de estrutura atómica e/ou de constituição, que os transformam noutros minerais.
Erosão – consiste na remoção dos fragmentos resultantes da meteorização da rocha-mãe. Os  agentes mais comuns envolvidos neste processo são a água, o vento e os seres vivos, sendo a gravidade um fator também importante neste processo.

Transporte – os fragmentos arrancados pela erosão à rocha-mãe vão sofrer um processo de transporte, durante o qual os sedimentos são separados, de acordo com o seu tamanho, pelo agente transportador. Estes  sofrem uma diminuição do tamanho e um arredondamento das arestas.

Sedimentação – o agente transportador vai perdendo energia e os sedimentos vão-se depositando de acordo com o seu peso e tamanho em camadas sucessivas (estratos).

Diagénese
A diagénese compreende as seguintes etapas:

Compactação – pela compactação, verifica-se uma maior aproximação dos sedimentos. O aumento de pressão, devido à acumulação de mais sedimentos, leva à redução do espaço ocupado pelos poros e à deslocação da água dos interstícios.
Cimentação – agregação dos sedimentos por ação de um “cimento” resultante da precipitação de substâncias químicas dissolvidas na água.

Durante a diagénese, também ocorre, por vezes, a recristalização, verificando-se uma alteração da estrutura cristalina de certos minerais por efeito das condições de pressão, temperatura e composição química do meio envolvente.
Trabalho elaborado por: Alexandra Amaral, nº1

Sem comentários:

Enviar um comentário