sábado, 24 de março de 2012

Classificação das rochas sedimentares

Classificação das rochas sedimentares

As rochas sedimentares, apesar de constituírem apenas uma pequena fração do volume das rochas da crosta, cobrem 75% da superfície dos continentes, facto que se explica atendendo à sua origem superficial.

A grande variedade de rochas sedimentares existente resulta das condições ambientais em que as mesmas se formaram (pressão, temperatura, natureza dos sedimentos, sedimentação e diagénese).

Apesar desta diversidade,  é possível definir em relação à sua origem três grandes tipos de rochas sedimentares:

·       Rochas sedimentares detríticas

São constituídas por sedimentos detríticos, ou seja, clastos constituídos por minerais da rocha original não alterados ou pouco alterados. Estas rochas são classificadas atendendo, sobretudo, ao tamanho dos clastos e ao seu grau de arredondamento e dimensões. Estas podem ser não consolidadas, se os clastos se encontram soltos, ou consolidadas, se os clastos estão ligados por um cimento formado por minerais novos num processo de diagénese.  



·       Rochas sedimentares quimiogénicas

Rochas resultantes de sedimentos químicos em solução. São formadas, essencialmente, por minerais de neoformação resultantes da precipitação de substâncias em solução (calcários de precipitação) ou por evaporação do solvente (água) – evaporitos.



·       Rochas sedimentares biogénicas

Rochas formadas, essencialmente, por sedimentos de origem orgânica, isto é, com origem a partir de restos de seres vivos ou de materiais por eles produzidos resultantes da sua atividade.


Trabalho elaborado por: Alexandra Amaral, nº1

Sem comentários:

Enviar um comentário